Em uma era completamente digital, muitos fariam essa pergunta caso ouvissem essa frase. O rapper porto-riquenho Bad Bunny, em seu novo álbum intitulado “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” (Devia tirar mais fotos), nos trouxe uma nova reflexão. Na faixa “DtMF” sobre a forma como colecionamos memórias através da fotografia. Na faixa “DtMF” que possui o nome do álbum em siglas (DeBÍ TiRAR MáS FOToS), ouvimos o porto-riquenho contando sobre um amor que perdeu. Ele diz o quanto se arrepende de não ter tirado mais fotos para ter de recordação. Assim como boa parte das pessoas que consomem internet, eu conheci essa música através de uma trend do Tiktok. Ela me chamou a atenção justamente por causa dos versos:
Eu deveria ter tirado mais fotos quando te tinha
Eu deveria ter te dado mais beijos e abraços quando pude
Nestes vídeos, as pessoas usavam fotos para mostrar uma pessoa querida que já partiu, com os versos da música tocando de fundo. E eu que gosto muito de fotografia e tenho como hobbie fiquei muito tocada. Todos nós que nascemos nos anos 2000 temos álbuns de fotos antigas em casa. E acredito que já pararam um dia para voltar a essas fotos, tocá-las, tentar imaginar a história por trás delas, quem as tirou, por que. Em um tempo em que não existiam nem telefones, ou redes sociais, não importava a pose perfeita, a qualidade, fotos respiro, a única intenção era guardar uma memória. Qual foi a última vez que tiramos uma foto assim, sem pensar muito? Sinceramente eu não sei. Há quanto tempo nós não vemos alguém da família com uma câmera na mão tirando fotos durante as festividades de fim de ano?
Na era em que estamos, tudo que importa é o feed perfeito, a música perfeita pro story, mas e a história por trás dos nossos clicks? Não temos mais fotos espontâneas, nossos filhos não vão olhar fotos antigas e pensar: “nossa, quanto sentimento”. Nós passamos por tantos momentos importantes, tantas memórias que gostaríamos de guardar, mas se não tiver a roupa perfeita, o cabelo perfeito, a comida perfeita, a foto, a memória, vai pra lixeira. Eu não quero chegar aos meus 60 anos e dizer que devia ter tirado mais fotos. Eu quero chegar e poder ver todas as minhas memórias nas minhas mãos. Porque é isso que a fotografia faz, ela mantém vivo tudo aquilo que a nossa mente mata ao longo do tempo. Devíamos tirar mais fotos, dos primos correndo, dos pais felizes, dos amigos rindo, da família reunida no sofá. Devíamos deixar as pessoas tirarem fotos da gente, assim a gente nunca vai morrer. Enquanto tivermos uma foto, somos imortais na memória de alguém.
oi vitória, seu texto me tocou demais! realmente hoje em dia uma foto, infelizmente, deixou de ser sinônimo de memória. o que vc escreveu me motivou a capturar cada segundo da minha vida, com todas as pessoas que amo. também não quero chegar aos meus 60 e ter me arrependido de não ter tirado mais fotos.